sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brincadeiras de Origem Africana

Oi amiguinhos, hoje iremos conhecer um pouco mais a respeito das brincadeiras de origem africana. Muitos jogos e brincadeiras que temos hoje são heranças da época da escravidão.
A brincadeira "Escravos de Jó", pular corda,


Terra – Mar (Moçambique)

            Uma longa reta deve ser riscada no chão. De um lado se escreve “Terra” e do outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da Terra. Ao ouvirem “Mar!” todos devem pular para o lado do mar. Ao ouvirem “Terra!” Pulam para o lado da terra. Quem pular par o lado errado sai. O último a permanecer sem errar vence.




PEGO PEGO (originária da Uganda): Duas equipes. Após escolha dos componentes, cada criança fica atrás de seu líder, formando uma fila agarrada pelas mãos ou cintura.
Os líderes, segurando as mãos um do outro, iniciam um cabo de guerra. Ganha que arrastar o líder da equipe adversária.



PULAR ELÁSTICO: Muito apreciada pelas meninas. Para brincar, basta separar pelo menos dois metros de elástico de roupa e dar um nó.


É necessário no mínimo 3 participantes: duas para segurar o elástico e outra para pular. As duas crianças que vão segurar o elástico ficam de pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos para formar um retângulo. O participante que irá pular na vez, faz uma sequência de saltos: pular para dentro, pular para fora, pular sobre o elástico, e pular para fora do elástico, tentando completar a tarefa sem tropeçar.


3 comentários:

  1. Olá parabéns pelo blog. Que bom conhecer outros links compartilhando brincadeiras de origem africana e afro-brasileira. A brincadeira "Terra – Mar (Moçambique)", é uma das brincadeiras que fazem parte da apostila sobre jogos infantis africanos e afro-brasileiros, traduzida e editada pelo projeto de pesquisa LAAB:

    http://www.laabufpa.com/

    ResponderExcluir
  2. Informamos a todos e a todas que já se encontra disponível gratuitamente para Download o e-book “Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural”, de autoria da Profa. Débora Alfaia da Cunha, coordenadora do Projeto LAAB no site:
    www.laabufpa.com

    ResponderExcluir
  3. De que lugar da África é pular elástico??

    ResponderExcluir